Imagem capa -  por Felipe S Paranhos
Dicas de Iluminação

“A iluminação é um complemento fundamental para a decoração de um casamento. Ela é quem transforma o ambiente e colabora muito para deixar a sua festa com o clima que você sempre quis, seja ele aconchegante, despojado ou romântico.

Para não errar na contratação da iluminação é necessário atenção em alguns detalhes primordiais para fazer com que isso agregue a fotografia e a atmosfera do seu casamento. Então, ai vão 4 dicas essenciais ao olhar do fotógrafo Felipe Saldanha Paranhos.







Dica #1: Iluminação Incandescentes "Quente"

Usar luzes incandescentes "quentes" valoriza muito o espaço, deixa o ambiente mais romântico com uma atmosfera gostosa, além de potencializar as cores das flores. Você pode misturar tamanhos, estilos e fazer disposições diferentes, mas sempre combinando com luzes quentes para não deixar o lugar muito escuro.  Não ilumine o mesmo objeto com as duas fontes de luz, onde está iluminado por vela não pode estar iluminado por lâmpada, elas devem compor uma a outra e não se entrepor.







Dica #2: iluminação cênica

 Luzes em cor azul, vermelha e verde fica ótimo para o momento da festa, mas na cerimônia evite usar luzes coloridas para que não reflitam nos noivos, deixando a pele manchada nas fotos. iluminação cênica é muitas vezes esquecida pelos noivos pois nem sempre sabem que isso existe. Ela é uma iluminação específica para dar foco em algo ou ambiente e contribui muito para a fotografia, converse com a sua decoradora e não deixe de ter no seu casamento.






Dica #3: Lasers

O que mais atrapalha na fotografia é a mistura de luz fria e luz quente, os lasers usados pelos DJs na pista que deixam as fotos riscadas e os rostos manchados, além de prejudicar muito o censor da câmera, e a fumaça que deve ser usada de maneira moderada e sempre com diálogo entre DJ e fotógrafo.





Dica #4: iluminação do Bolo

É comum colocarem uma luz forte apontada para o bolo na hora do corte e brinde. Quando existe uma diferença muito grande de luz entre um objeto e outro (noivos, convidados e o bolo) um ficará muito claro e o outro muito escuro, e em alguns casos podem não aparecer ou aparecerão na foto com a pele toda branca.

Se houver uma luz muito forte no bolo e, no casal que está logo atrás não houver a mesma intensidade de luz, a foto não ficará boa. Nesse caso ou o casal sai escuro ou o bolo sai todo branco, sem detalhes. Um ou o outro sairá prejudicado. É importante que todos estejam bem iluminados e com a mesma intensidade de luz sempre.